• Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram

©2019 by A Rigor | Online, SPA & Academia de Grooming

Buscar
  • A Rigor Academia

Amigos Para a Vida Toda - Vantagens de ter um Cão

Os nossos animais de estimação são uma parte muito importante da nossa vida e do nosso dia a dia. Quem não gosta de chegar a casa depois de um dia de trabalho stressante e de ser recebido de uma forma tão pura e alegre como quando somos recebidos por um gato ou um cão?



Na verdade, muitas pessoas ainda não estão cientes de todas as vantagens a nível físico e emocional de ter um animal de estimação. Decidimos por isso, que seria interessante partilhar algumas dessas vantagens: O Cão!


Os cães proporcionam a todos nós benefícios a nível emocional, a nível de socialização e até mesmo a lidar com o stress. Os cães são leais, carinhosos, inteligentes e possuem uma extraordinária aptidão para reconhecer emoções. Podemos comprovar a veracidade dessa informação através dos milhares de testemunhos de pessoas que são salvas por cães ou através de histórias em que é comprovado que os donos criam um elo tão forte com os seus patudos que ambos conseguem sentir o que outro está a sentir, o que muitas vezes ajuda a reduzir sintomas de solidão, ou mal-estar. Essa é sem dúvida uma das razões pelas quais vemos tantos cães a ajudar em instituições de idosos, crianças e até soldados em situações de stress pós-traumático. Os cães, são uma grande ajuda no que toca a socializar com outras pessoas e animais, pois num simples passeio de rua, facilmente acabamos por fazer conversa com outros donos com que nos cruzamos.


O seu patudo não resiste a uma ida ao parque para brincar com outros cães, ou simplesmente brincar consigo? Quem não gosta de um belo dia passado no parque a brincar e a conhecer outros amiguinhos? Em prol dos nossos patudos, criamos rotinas diárias que anteriormente não teríamos, como os passeios no parque ou na praia, onde também vão outros donos fazer exatamente a mesma coisa que nós. Este tipo de ambiente cria ligações, não só entre os patudos que gostam de brincar uns com os outros, mas também com os donos que acabam por interagir, partilhar ideias, conhecimentos, e muitas vezes dai, acabam por surgir amizades com pessoas que estão fora do nosso círculo normal do dia a dia.




O que implica para a saúde humana o contacto com um patudo?


Os animais de estimação são óptimos para a nossa saúde emocional, mas também para a saúde física. Sabia que ao cariciar o seu cão no mínimo durante 15 minutos, pode fazer o nosso cérebro libertar substâncias químicas que nos fazem sentir bem, tendo como consequência a redução da pressão sanguínea? Pois é, e para alem disso, pode sempre aproveitar as idas ao parque ou até simplesmente quando está a brincar com ele e fazer um pouco de exercício físico. Com estes passeios podemos sempre aproveitar e fazer umas caminhadas, neste caso o benefício é mutuo, pois é importante que também eles tenham alguma actividade para não se tornarem sedentários. Por vezes os cães conseguem atuar como sistema de alerta em situações de doenças como ataques epilépticos, hipoglicemia em doentes com diabetes ou até mesmo em algumas doenças cancerígenas e/ou cardíacas.




Os bebés que são criados em contacto com animais, ficam menos vezes doentes. A exposição ao pelo do animal e aos micróbios que os animais trazem da rua, parece melhorar o sistema imunitário das crianças fazendo com que ganhem autodefesas mais fortes contra alergias.


Os Cães e a interacção com as crianças!

Para além da alegria de ver uma criança a brincar com um cão, existem outras vantagens associadas à interacção e convivência diária com um animal do qual as crianças podem tirar bastante partido. Ter um animal, na grande maioria das vezes, ensina as crianças a serem responsáveis. Como? Atribuindo tarefas tais como escovar o pelo, dar de comer, supervisionar o animal e até mesmo mimar. Este tipo de responsabilidade encoraja a criança a ter competências muito importantes para a sua vida futura, como por exemplo, o companheirismo. Nem todos os dias as crianças podem brincar umas com as outras, seja por motivos escolares ou familiares. Por isso, chegar a casa e ter um amigo com quem brincar, deixa qualquer criança não só mais activa a nível físico, como também psicologicamente mais feliz e confiante. Além disso, muitas das vezes os cães ajudam as crianças mais tímidas e exporem-se aos pouco através de meras brincadeiras.



Ter um cão, é muita das vezes, ter mais um membro na família. A perda de um patudo, causa a mesma dor que peder um ente querido, isto porque, quer os momentos sejam maus ou bons, quer estejamos felizes ou tristes, eles estão lá em todos os momentos para nos apoiar, É sempre bom relembrar que são seres humanos com sentimentos, pelo que devem ser tidas em consideração as condições de cada um para se ter um animal, pois ele merece ser tratado com todo o respeito, carinho e atenção. O importante, é que ambos estejam felizes!



Até ao próximo post!

Escrito por: Ana Rita Brilha

Editado por: Sofia Santos

Conteúdo: A Rigor Academia

#academiaarigor | A Rigor Academia | Centro especializado em grooming

Contacto: 960062658 | info.arigoronline@gmail.com


43 visualizações