• Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram

©2019 by A Rigor | Online, SPA & Academia de Grooming

Buscar
  • A Rigor Academia

Banho profissional X Banho caseiro, quais as diferenças?

Talvez já se tenha questionado acerca dos banhos do seu patudo/a. Sem mais dúvidas, estamos aqui precisamente para tirar as suas questões acerca desta matéria. Muitas vezes perguntam-nos qual a diferença do banho profissional para o banho caseiro, uma vez que, afinal de contas... é só dar banho a um cão!



É preciso entender que existem diferenças e cabe-nos a nós profissionais, explicar ao nosso cliente a diferença e importância de tal banho.


Banho caseiro:

1. Fraca escovagem;

2. Falta de remoção de pêlo morto;

3. Uma lavagem com shampoo básico;

4. Falta de hidratação ou hidratação incorreta;

5. Secagem reduzida com auxílio apenas de secador;


Banho profissional:


1. Escovagem profissional;

2. Correta remoção de pêlo morto;

3. Uma lavagem com anti-odor, para que o patudo(a) não ganhe o odor a cão tão rapidamente;

4. Uma lavagem com shampoo de manutenção;

5. Uma lavagem com máscara (quando necessário para o pêlo);

6. Uma lavagem com condicionador;

7. Hidratação adequada a cada tipo de pelagem e a cada estado em que o pêlo se apresenta;

8. Secagem adequada com o auxílio a expulsadores apropriados para secagem não só do pelo mas também da pele, evitando assim humidades e evolução de fungos de pele;

9. Sprays finalizantes com selamentos de cutícula para proteção de raios UV e poeiras;

10. Perfume com odor agradável e variado.

Os 3 problemas mais comuns em dar banho em casa

1. O problema que os clientes mais relatam no nosso espaço de grooming é que o animal começou-se a comportar cada vez pior no banho. Não deixava cortar as unhas, não parava quieto e secar, nem pensar! O que resultará numa má higienização do patudo/a, assim como a humidade que fica na pele, devida fraca secagem. Todo o stress que é causado, nestes banhos, mesmo que seja desde dos primeiros meses de vida, trazem danos irreversíveis para o comportamento do seu patudo(a). 2. Outro grande problema é o fraco resultado que o cliente obtém na sua lavagem e toda a sujidade que fica na sua casa. Muitas vezes os clientes referem que a casa de banho ficou coberta de pêlos, que o patudo/a conseguiu fugir da casa de banho molhado e correu a casa inteira. Fora o desconforto para ambos em todo o processo que 95% das vezes acabam a desistir e procurar um serviço mais eficaz e de qualidade. 3. Este é o mais preocupante… Os problemas de pele originados de banhos incorretos. Falamos neste problema, pois no nosso SPA já encontrámos muitos cães com os mesmos problemas. Infelizmente nem sempre o dono sabe a origem do problema, assim como os veterinários. Portanto a única opção é fazer análises, mudar rações, dar cápsulas de omega, etc. Assistimos a imensos clientes, com escamação na pele, imensa queda de pelo, coceira e formação de nós. Tudo derivado de falta de manutenção correta. Alguns problemas de pele devem-se ao facto de em casa o cliente lavar o seu patudo com um shampoo básico e de lavagem forte e não fazendo hidratação. O que acontece é que a lavagem irá remover a gordura da pele, logo esta ficará muito seca.

E será que o resultado de um profissional dura? Sim! A lavagem de um cão no nosso SPA é composto por 3 a 4 lavagens com produtos indicados para cada tipo de pelo em particular. Além do banho, as zonas genitais e plantares assim como a parte facial são rapadas para uma maior higiene. É importante o corte de unhas (sendo estas pretas ou brancas) pois provoca graves problemas a longo prazo quando se encontram maiores que o recomendado. Quando é feita a lavagem e hidratação adequada, o seu cão não tem necessidade de produzir tanta gordura, logo o chamado "odor a cão" não ocorre tão rapidamente. Muitos dos nosso clientes lavavam em casa e após experimentarem, estão rendidos ao nosso serviço.


Com que regularidade devo lavar o patudo(a)? Existem algumas particularidades pois nem todo o cão necessita da mesma lavagem. Uma maioria poderá ser lavado de 2 em 2 semanas. Sim, ouviu bem! Mas esse tempo é apenas quando é um profissional qualificado a fazer, pois em sua casa não terá todos os produtos que um espaço profissional tem. Numa maioria das vezes lavam com um shampoo de uma marca conhecida e nada mais. Nós, enquanto profissionais, aplicamos os produtos consoante o que o pêlo do animal precisa. São vários produtos, de uma gama alta para conseguir ter um resultado excelente, sem causar danos a longo prazo.

Ofereça o melhor ao seu companheiro, pois ele merece. Muitas vezes a querermos ajudar, acabamos por piorar ou trazer desconfortos desnecessários. Opte por qualidade, e disfrutem de muitos momentos juntos e saudáveis! Escrito & Editado : Sofia Santos Fotografia : Peter / Visual Media Content

102 visualizações