• Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram

©2019 by A Rigor | Online, SPA & Academia de Grooming

Buscar
  • A Rigor Academia

Gatos - São ou não amigos dos Humanos?

No blog anterior falámos sobre as vantagens de termos cães como membros da nossa família. Hoje, decidimos que seria justo falar dos nossos amigos felinos que também eles, têm tanto para nos oferecer para além da honra da sua majestosa companhia. Os gatos dividem muito a opinião das pessoas, pois há quem os adore e há quem ache que são seres “demasiado independentes e imprevisíveis para serem um bom animal de estimação”.

Aquilo que se nos damos conta é que a maioria das pessoas parece ter sempre mais dúvidas relativamente aos gatos, e a sua forma de estar, do que sobre os cães. Mas, porquê? Porque os gatos são animais muito mais independentes do que os cães. O que tem que ser desmistificado aquando a adoção de um gato, é que toda esta independência não significa que não gostem dos seus donos. Significa apenas que temos que dedicar tempo ao animal para o conhecer e criar laços mais fortes. Se pensarmos bem, tempo com um animal, nunca é tempo desperdiçado, especialmente quando é considerado um novo membro da família!


Vantagens de ter um gato


Quando pensamos no gato, a primeira coisa que vem à nossa cabeça é a sua capacidade de independência. Este traço particular na personalidade do gato pode ser uma grande vantagem para pessoas que têm pouco tempo para tratar de um animal ou que trabalham mais horas por dia. Não deixando nunca de ser importante dar a devida atenção e carinho ao animal.


Para além disso, os felinos estão entre os animais mais asseados do mundo. Desde que treinados para tal, têm a sua própria caixa onde fazem as necessidades, sem precisar de qualquer deslocação à rua, o que lhe permite também a si, passar mais tempo fora de casa sem ter que se preocupar com estes passeios, como o dono de um cão.


Os gatos lambem-se continuamente e "lavam-se" depois de fazerem as suas necessidades. No entanto, não deixa de ser aconselhável dar um banho de forma regular e fazer uma hidratação ao pelo do seu animal, pois tal como os cães eles necessitam de manutenção.




Os gatos conseguem passar mais tempo sozinhos do que um cão. Não devemos deixar um animal sozinho durante vários dias seguidos, mas os gatos, desde que tenham a sua comida, água, areia e uma janela com vista para a rua, conseguem passar bem sem a nossa companhia.


Na maioria das vezes, os gatos apenas miam para chamar a atenção dos donos quando querem festas, comida ou quando querem brincar. O resto do seu tempo, é passado a dormir ou a ver a vista no ponto mais alto da casa.


Por serem relativamente pequenos, adaptam-se com facilidade a espaços pequenos. Enquanto que o cão precisa de muito espaço para correr e brincar, os gatos têm a facilidade de se acomodarem em qualquer lugar, mesmo num apartamento pequeno, desde que tenha acesso à água, comida, areia e algum espaço para brincar.




Os gatos e a nossa saúde

A convivência com um gato ajuda a:


1. Os nossos gatos parecem saber quando não estamos bem. Podemos confirmar esses estudos se prestarmos atenção a todas as vezes que o seu comportamento muda face ao nosso. Por exemplo, quando passamos mais tempo deitados

ou quando sentimos alguma dor ou choramos, eles fazem questão de se encostar a nós e ronronar. Parece algo tão simples, mas na verdade demonstra que o patudo quer tomar conta de nós.

2. Está cientificamente provado que o Ronronar do gato tem capacidade de ajudar a curar várias doenças do foro psicológico e físico. Existem estudos que indicam que as frequências de vibrações dos ruídos emitidos ao ronronar, têm capacidades regeneradoras a nível celular ajudando a regenerar ossos e músculos dos seres humanos.

3. Ajudam a reduzir alergias ou doenças e a melhorar o nosso sistema imunitário.

4. Diminui a pressão arterial e frequência cardíaca, reduzindo o risco de ataque cardíaco e AVC.

5. Ajudam-nos a dormir melhor, assim como o animal se sente protegido por nós, nós também sentimos essa proteção da sua parte. Sentimos-nos mais seguros e confortáveis com a sua presença.



Gatos e os donos — Socialização.


Os Gatos são óptimas companhias para toda a família, mas especialmente para crianças e idosos, ajudando-nos a rir, relaxar e a fazer companhia em momentos mais difíceis quebrando momentos de solidão. A diversão e alegria com um gato é sempre garantida, seja no início do dia ao acordar com uns olhos gigantes a olhar para si a pedir comida e carinho, ou à noite quando chega a casa e precisa de um motivo para sorrir depois de um dia complicado de trabalho/escola.


Sejamos honestos, se virmos vídeos de gatos, numa maioria ficamos felizes e sentimos-nos produtivos. Imagine-se a fazer os seus próprios vídeos com o seu gato enquanto brinca com ele, poder ver aqueles feijõezinhos nas patinhas e receber turrinhas de amor quando mais precisa. Não há sentimento mais genuíno que este!


Ter um animal de estimação ajuda as crianças a ganhar responsabilidade e empatia. Existem casos de gatos que, assim como os cães, também já salvaram a vida dos donos em situações de risco. Mas o mais importante de tudo, é realmente a ligação que cria com o seu animal e os hábitos que vão criando juntos. Quando dá por si, por vezes, até parece que já ganharam as mesmas rotinas. Um gato, independentemente da sua cor, idade, ou raça, é um membro da família para a vida toda. Acredite que fará questão de fazer-lhe sentir que nunca vai estar sozinho. E a verdade é que não há nada melhor no mundo, que sentir amor puro e verdadeiro como o de um animal.


Até ao próximo post.


Escrito por: Ana Rita Brilha

Editado por: Sofia Santos

Conteúdo: A Rigor Academia

#academiaarigor | A Rigor Academia | Centro especializado em grooming

Contacto: 960062658 | info.arigoronline@gmail.com








.




24 visualizações